Atualização, Instalação e Configuração: GlobalSat GS-330

Programas, manuais e formas de uso
The Lost

Atualização, Instalação e Configuração: GlobalSat GS-330

#1

Mensagem por The Lost »

Este tutorial foi redigido para usuários que adquiriram GS-330 e precisam fazer a configuração do sistema, porém têm dificuldades em assistir aos vídeo-tutoriais ou precisam uma assistência de texto mais detalhada, etc...


Existem 5 passos básicos para Conectar e Configurar o Sistema do seu GS-330 (descrito abaixo) e dezenas de passos de personalização, que o usuário mesmo ajustará gradativamente no futuro, a medida que for familiarizando-se com o equipamento.

Os 5 passos básicos indispensáveis para a configuração do sistema são:

1º) A conexão dos cabos no painel traseiro,
2º) A escolha da linguagem,
3º) A atualização do banco de dados, (esta ação é necessária caso esteja configurando o GS-330 pela primeira vez ou se a exibição de canais estiver inoperante ou se há problemas de software ou configuração),
4º) A configuração da sua conexão de rede, (imprescindível para IKS ou Multimídia),
5º) A escolha do sistema de recepção IKS ou SKS.

Na dúvida sobre as funcionalidades dos sistemas IKS ou SKS e das chaves DiSEqC´s, há uma explicação técnica no final deste tutorial que poderá esclarecer melhor as diferenças para os usuários iniciantes.

Passo 1 - Conectando os cabos ao GS-330 HD.

Caso vc tenha uma única antena e ela já esteja devidamente apontada para o satélite da sua operadora, o sistema operacional será IKS (Internet Key Sharing).

O cabo coaxial da sua antena deverá ser conectado ao tuner 1, lembrando que o seu GS-330 já vem com a opção IKS setada de fábrica, bastando apenas uma complementação da configuração com a sua conexão de rede para que o GS-330 capture as Keys junto ao servidor hospedado na Internet e sincronize com o satélite.

Caso vc tenha 2 antenas de satélite e as duas estão devidamente apontadas para os satélites das operadoras, o sistema operacional poderá ser IKS ou SKS (Internet ou Satellite Key Sharing) e vc somente precisará usar a sua conexão de rede para receber as Keys caso não tenha uma antena apontada para o HispaSat, lembrando que é esta recepção do satélite HispaSat ou Amazonas que disponibiliza as keys e dispensa o uso da sua conexão de rede.

Na caso do sistema escolhido ser SKS, o cabo coaxial da sua antena da operadora deverá ser conectado ao tuner 1 e o cabo coaxial da antena de transmissão das keys do HispaSat deverá ser conectado ao tuner 2.

OBS: quando o sistema está sendo configurado para SKS, a ordenação das Keys será feita pela própria antena do satélite HispaSat, o sistema usará a sua conexão de Internet (se conectada) para promover a comutação automaticamente para IKS caso o SKS perca a comunicação assim como voltará ao SKS automaticamente caso a transmissão com o satélite das keys seja restabelecida.

Caso vc tenha duas ou mais antenas e elas façam apenas a transmissão das operadoras, o sistema será IKS, precisar-se-á a sua conexão de rede para ordenar as Keys.

Para múltiplas antenas, precisar-se-á de um dispositivo chamado de chave DiSEqC que é instalado logo após a saída dos cabos das antenas. A função desta Chave DiSEqC é receber todos os sinais das antenas e enviar apenas um cabo coaxial para o receptor. O receptor por sua vez deve ser configurado para identificar e comutar as diferentes frequências dos satélites, como veremos a seguir.

A conexão de rede tem duas opções de entrada: via cabo de rede na entrada RJ45 ou via entrada USB conectando-se um adaptador WiFi fornecido gratuitamente pela GlobalSat. No menu de configuração de rede, só uma das opções poderá ser escolhida.

Se a sua TV tem entrada HDMI, use o cabo apropriado para tal, fornecido com o GS-330, caso contrário, use um cabo adaptador de saída HDMI para RCA de A/V (vermelho, branco e amarelo) facilmente encontrado no mercado.

A entrada USB na parte traseira é usada para o adaptador WiFi e para pendrive´s de atualizações e arquivos de mídia e etc., portanto é essencialmente “entrada” e não saída e deve ser usada com muito critério, evite conectar dispositivos que requerem uma alimentação específica, sob risco de danificá-las.

Uma entrada de alimentação por fonte está no extremo da traseira do aparelho, é onde será conectado o “cabinho” da fonte de energia elétrica.

A entrada RS232 está reservada ao acesso técnico para promover reparos de sistema, loader / recovery.

Após efetuar as conexões, coloque as pilhas no controle remoto e certifique-se que tudo está correto e o GS-330 está ligando.

Passo 2 - Escolhendo a Linguagem.

a) Com o GS-330 ligado, aguarde a abertura da tela inicial da GlobalSat e clique MENU no controle remoto,
b) Escolha SYSTEM SETINGS e escolha a sua linguagem de texto e de áudio (para Brasil é lógico, PORTUGUES) e clique OK.

OBS: Esta escolha será importante nas telas dos menus da configuração restante e nas telas operacionais e possivelmente no sistema Multimídia..

Passo 3 - Atualizando do banco de dados do GlobalSat GS-330 HD.

Os detalhes da configuração e desempenho do GS-330 dependem da atualização da última versão, portanto procure a última versão de atualização disponível aqui no fórum, baixe para o seu computador e depois copie o arquivo para um Pen Drive previamente formatado em FAT 32, preferencialmente novo e vazio e aguarde o momento de efetuar a atualização.

OBS: Copie sempre as atualizações novas e não apague as anteriores do PC, pois caso haja algum problema ou bug, vc poderá reinstalar a versão anterior até que haja uma solução do team da GlobalSat.

Procedimento para a atualização baixada do tópico GlobalSat do GS-330 para um Pen Drive:

a) Com o aparelho ligado e sem a necessidade de desconectar qualquer cabo, “espete” o Pen Drive com aquela atualização que vc preparou, na entrada USB traseira,
b) Em seguida acesse MENÚ,
c) Na tela de INSTALAÇÃO, selecione EXPANSÃO e clique OK, abrirá um sub menu lateral,
d) Escolha MENÚ DE USB e clique OK. O GS-330 lerá o conteúdo do Pen Drive e listará os arquivos,
e) Selecione o nome do arquivo de atualização que vc salvou e clique OK,
f) Em seguida aparecerá uma tela perguntando se deseja atualizar o banco de dados, selecione SIM e clique OK. O Setup do GS-330 fará o processo de atualização automaticamente,

OBS: Em hipótese alguma desligue ou interrompa este processo pois, pode-se corromper definitivamente o firmware ou danificar o hardware do GS330.

g) Após a reinicialização automática do sistema” (Boot), talvez o usuário seja solicitado á “Ativar” a nova atualização,
h) Se o menu de Remendo não estiver aparecendo na Expansão, aperte F1 no controle remoto e digite a senha padrão de fábrica 0000 (4x zero), pronto, está ativado e atualizado, OBS: á partir das novas ATT esta ativação foi desabilitada. Se o aparelho for restaurado ao padrão de fábrica, é possível que ela seja necessária.

Passo 4 - Configurando a sua Conexão de Rede.

Selecione o modo como vc se conectará á sua rede, se:

1- com o adaptador de WiFi “espetado” na USB ou
2- com o cabo de rede conectado á entrada RJ45,

a) Acesse MENU no controle remoto,
b) Selecione EXPANSÃO e clique OK,
c) CONFIGURAÇÕES DE REDE e clique OK,
d) CONFIGURAÇÕES DE REDE novamente e clique OK,
e) Selecione o modo de conexão, se é cabo ou wireless e clique OK.

OBS: Quando a sua escolha for wireless (WiFi), após o sistema capturar e carregar as redes disponíveis, clique em APN para visualizar as redes disponíveis, selecione a sua rede, clique OK.

O sistema solicitará a senha do seu usuário, se houver e vc precisará digitá-la pelo controle remoto ou usando o menu alfa-numérico na tela.

Aparecerá a palavra CONECTAR que significa "Ligada", caso esteja DESCONECTAR, aperte o botão vermelho para REFRESH, agora já deve aparecer CONECTAR, se não aparecer, refaça a configuração.

Passo 5 - Configurando o GS-330 para o Sistema de Recepção.

Sistema IKS (Internet Key Sharing) - específico para visualizar canais dos satélites recebendo as keys compartilhadas via conexão de rede.

a) Clique MENU,
b) MENÚ DE REMENDO selecione IKS e clique OK,
c) Selecione CONFIGURAÇÃO DE ANTENA e clique OK,
d) Escolha o Satélite na linha superior, cujo cabo coaxial está conectado ao tuner 1,
e) Na guia abaixo do Satélite escolhido, selecione tuner 1,
f) Mantenha DiSEqC com o valor NENHUM,
g) Em INICIAR PESQUISA, substitua o valor TRANSPONDER por SATÉLITE e clique OK,
h) deseja apagar canais gravados, clique SIM,
i) aparecerá PESQUISAR REDE – SIM ou NÃO, escolha o valor SIM e clique OK.

Aguarde alguns minutos que todos os canais do satélite do tuner 1 serão listados.

Sistema SKS (Satellite Key Sharing) – específico para uso do HispaSat como compartilhador das keys no tuner 2 e um ou mais satélites no tuner 1, que dependerão destas keys para abrir os canais,

a) Clique MENU,
b) MENÚ DE REMENDO, selecione SKS e clique OK,
c) Selecione CONFIGURAÇÃO DE ANTENA e clique OK,
d) Selecione Hispasat 30W,
e) Abaixo selecione tuner 2,
f) Mantenha a guia DiSEqC com o valor NENHUM,
g) Em INICIAR PESQUISA, escolha o valor SATÉLITE e clique OK,
h) Deseja apagar canais gravados, clique SIM,
i) Aparecerá PESQUISAR REDE – Sim ou Não, escolha o valor SIM e clique OK,
j) Demorará alguns minutos, canais Árabes serão mostrados.

Caso não deseje assistir canais árabes, não haverá a necessidade de fazer a busca de canais

OBS: caso opte por manter o cabo de rede ou o WiFi ligado e ativado, toda vez que o sistema SKS perder a transmissão com o satélite das keys, automaticamente o receptor comutará o sistema para IKS buscando as keys pela internet e voltará ao sistema SKS assim que restabelecida a transmissão com o satélite das keys.

Agora vc deverá selecionar o satélite do tuner 1, volte em MENU, CONF DE ANTENA.

a) Selecione o Satélite que será usado no tuner 1,
b) Abaixo selecione tuner 1,
c) DiSEqC em NENHUM,
d) Em INICIAR PESQUISA, escolha o valor SATÉLITE e clique OK,
e) Aparecerá PESQUISAR REDE – Sim ou Não, escolha o valor SIM e clique OK,
f) Demorará alguns minutos mas todos os canais do Satélite do tuner 1 serão mostrados.

O restante das configurações serão de preferência pessoal e ficarão á critério do usuário, á medida em que for se habituando á belíssima interface, á facilidade de compreensão do menu e as centenas de opções personalizadas de configuração, tudo ficará muito fácil.

Caso haja algum problema ou erro do usuário durante a configuração e não souber voltar ou não desfaz no EXIT, use o Reset de Fábrica e recomece os procedimentos desde o início deste tutorial ou acesse o tópico de suporte técnico e exponha a sua dúvida.

O que você precisa saber antes de usar o sistema IKS ou SKS.

No IKS – (Internet Key Sharing), as KEYS são compartilhadas de servidores gratuitos hospedados na Internet, portanto você conecta a sua internet ao seu receptor GS-330 para receber estas KEYS ordenadamente e de acordo com as suas antenas de recepção (1 ou 2) podendo acessar o pacote de canais das operadoras e sintonizá-los á partir dos satélites.

No sistema SKS – (Satellite Key Sharing) – Compartilhamento das Chaves via Satélite, o sistema não usa conexão com a internet, entretanto é necessária uma antena que fornece a transmissão de imagens e dados (canais e keys). As KEYS são recebidas por um servidor que se encontra consorciado no satélite, atualmente os satélites Amazonas ou Hispasat que também dispõe de canais Árabes.

As antenas recebem os canais de parabólicas individuais ou de parabólica "Carona", vale mesmo o apontamento para os satélites mas alguns são impossíveis de usar o mesmo prato devido as divergências de azimute e elevação, sempre lembrando que o satélite das Keys deve ser colocado sozinho no tuner 2.

Visão geral sobre Chaves DiSEqC:

Pode-se usar até 8 antenas nos dois tuners do receptor para receber os sinais, para tal usa-se uma chave DiSEqC na saída das antenas.

Caso o sistema seja SKS, 4 antenas podem ser conectadas á chave DiSEqC do tuner 1 enquanto que o Hispasat deverá impreterivelmente estar sozinho no tuner 2 para receber as Keys.

Como funcionam as configurações do controlador das DiSEqC´s?

A chave DiSEqC acopla todos os satélites e os protege para que não haja contaminação ou retorno de freqüências entre sí, quem determina o satélite cujo sinal de frequência específica será usado é o controlador da DiSEqC na CONFIGURAÇÃO DA ANTENA, portanto é muito importante que a forma de ligação nas entradas da chave seja anotada no momento da montagem, tipo: Amazonas na entrada 1 da chave, StarOne c2 na entrada 2 da chave, Intelsat 11 na entrada 3 da chave e assim por diante.

Durante a configuração das antenas acesse MENU, CONFIGURAÇÕES DA ANTENA, escolha o satélite, escolha o tuner que está conectado o cabo que vem da chave, escolha o controlador de DiSEqC 1.0 e selecione o número de LNB que vc anotou lá na montagem.

Por exemplo: se foi escolhido na montagem, o Amazonas na entrada 1 então ficará assim > Amazonas na entrada 1 da chave > escolha LNB 1 (no máximo de 4 LNB´s), selecione PESQUISAR REDE, SIM, OK. Em alguns minutos os canais de satélite Amazonas serão listados.

Proceda da mesma maneira com os demais satélites, StarOne no LNB 2, IntelSat no LBN 3 e assim por diante, não esqueça que aqui é só um exemplo, deverá valer a sua anotação da posição de montagem e de satélites,

Ajude a corrigir ou compor este tutorial, assim nós poderemos dissipar muitas dúvidas e diminuir as solicitações de ajuda.


-----
Créditos: Lemão

piersoft

Re: Atualização, Instalação e Configuração: GlobalSat GS-330

#2

Mensagem por piersoft »

Muchisimas gracias por la explicacion. Fue de muchisima utilidad.

Voltar para “Programas, tutoriais e suporte”